quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dos 46% dos nordestinos em São Paulo, 11% são baianos, diz pesquisa

O estudo “Perfil dos migrantes em São Paulo”, divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), traçou as características dos nascidos em outros estados ou países que trabalham e vivem na região metropolitana de São Paulo. O levantamento foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisou a faixa etária entre 30 e 60 anos, em que a vida profissional tende a estar mais definida.

Dos residentes na região metropolitana de São Paulo, 4,4 milhões são paulistas (54%); 306,8 mil paranaenses (4%); 268,3 mil cearenses (3%); 597,2 mil pernambucanos (7%); 901,1 mil baianos (11%); 624,1 mil mineiros (8%) e 83,6 mil estrangeiros (1%), entre outros. Quanto à escolaridade, a pesquisa identificou que os migrantes do Nordeste apresentam, em geral, a menor escolaridade. O estudo mostra que 59% dos baianos, 56,4% dos pernambucanos e 53,4% dos cearenses que vivem em São Paulo e têm entre 30 e 60 anos não completaram o ensino fundamental. (G1)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SHOW DE PRÉMIOS EM LAGEDO DO TABOCAL

RIO JIQUIRIÇÁ PEDE SOCORRO NA CIDADE DE IRAJUBA

Rio Jiquiriçá, Década de 90, cidade de Irajuba-Ba, que saldades !
Rio Jiquiriçá, Foto 2011

PONTE DO CEMITÉRIO
Rio Jiquiriçá nasce na cidade de Maracás cortando 05 rodovias federais e 16 estaduais.  Com uma extensão de 275Km a sua bácia hidrográfica localizada na região centro leste do estado da bahia, ocupa uma extensão de 6.900Km2 tendo ao norte e oeste a bácia do Rio Paraguaçú, e ao sul a bácia do Rio de Contas, são 25  os municípios que tem partes de suas terras incluídas em sua bácia. Inclusive a cidade de Irajuba onde o Rio a cada dia que passa sofre ação irresponsável do homem.    O Rio Jiquiriçá pede socorro devido o assoreamento, e o desmatamento produzido por alguns propietários de terra ao longo de suas margens . Nada está sendo feito para a revitalização do rio. Muitas residências da cidade de Irajuba derramam os seus esgotos diretamente no rio contaminando a água e os peixes . Onde estão as autoridades? As ong´s, os grupos, e os partidos que apoiam o meio ambiente?