quarta-feira, 29 de junho de 2011

Acusados de roubo cargas de combustível foram apresentados

Seis homens acusados de roubar cargas de combustível foram apresentados na manhã de ontem na sede da Polícia Civil na Piedade. A quadrilha foi presa em flagrante por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último dia 22, na localidade de Palmeiras, em um posto de gasolina, na BR-342, após roubar um caminhão tanque carregado de óleo diesel.
O motorista do veículo, identificado como Rildo, foi encontrado pelos policiais amordaçado dentro do caminhão. O grupo agia nas imediações das cidades de Lençóis, Itaberaba e Tanquinho. Nos últimos três meses, a quadrilha realizou cinco assaltos, avaliados em R$242 mil.
A carga roubada era levada para o Auto Posto 73, na BR-116, em Irajuba, que é de propriedade de Humberto Sólon Sarmento Franco Junior, apontado como o chefe da quadrilha. Humberto é filho do ex-prefeito e já foi secretário de administração do município. Ele alugava um caminhão que pertencia ao comparsa Wellington pelo valor de R$12 mil para fazer a transferência da carga durante o assalto.
De acordo com o titular da Decarga, João Uzzun, os veículos eram interceptados pela quadrilha quando saíam da base da Petrobras de Madre de Deus e seguiam para a base de Luis Eduardo Magalhães. Durante a ação, os acusados apontavam um revólver calibre 38 em direção ao motorista da carreta, interceptavam o veículo, colocavam o condutor em outro carro, levavam para um cativeiro e seguiam com o caminhão para descarregar. O grupo estava sendo investigado desde o começo do ano e foi responsável por cinco assaltos entre janeiro e junho.
Para despistar a polícia, após descarregar o material, eles deixavam a carreta roubada na cidade de Vitória da Conquista ou em Minas Gerais.  Durante o roubo, a quadrilha utilizava um caminhão, um veículo Celta e uma caminhonete S10 para fazer a escolta da carga. “Quando eles planejavam o assalto, acompanhavam o caminhão durante a viagem, até chegar a um local em que o motorista dirigia em baixa velocidade para fazer a  abordagem. Toda a carga era vendida no posto que pertence a Humberto”, disse o delegado. Ainda de acordo com o delegado, tentando escapar durante a abordagem policial, um dos acusados chegou a atirar contra os policiais, jogando a carreta em direção a um agente.
Entre os presos, Welliton Souza Monteiro, Carlos Wagner Nascimento, 37anos, Fabrício Damázio Farias, 33 anos, Fabiano de Jesus Santana, 29 anos, José Claudio Almeida Vieira, 35 anos, e Humberto Sólon Sarmento Franco Junior, 39 anos.
 Segundo a polícia, cada integrante tinha uma função durante o roubo. Welliton dirigia a carreta, Fabrício, que é funcionário de Humberto, desativava o serviço de rastreamento do veículo para despistar a polícia, Humberto dirigia um dos veículos, fazendo a escolta da carga, sendo que José Carlos, ex-estudante de medicina, e Fabiano tomavam conta do cativeiro, enquanto Gilvan, que continua foragido, apontava a arma em direção ao motorista do caminhão.
Os assaltantes vão responder por roubo qualificado e formação de quadrilha. Eles estão presos no presídio de Feira de Santana à disposição da Justiça. Nenhum dos acusados quis falar com a imprensa. O delegado informou que continua investigando a participação de outros comparsas nos crimes.
                                                                                                                   Fonte: Blog Diga salvador

Nenhum comentário: